Discos de Freio

O disco de freio é peça importante no sistema de frenagem do veículo, peça fabricada em aço especial, (aço Gusa), resistente a altíssimas temperaturas e de rápida dissipação de calor.
Temos diversos tipos de discos de freio: Discos Sólidos, para veículos leves e de menor torque,(velocidade); Disco ventilado para veículos com maior potencia e velocidade; Discos sem cubo,(independentes aos rolamentos de roda); Discos com cubo, onde o alojamento dos rolamentos de roda faz parte da mesma peça.

A aplicação correta para cada veículo é especificada pela montadora do veículo, adaptações ou mudanças não podem ser feitas pelos aplicadores em nenhuma circunstância.

Funções básicas
1. Receber pressão das pastilhas de freio quando acionadas, gerar o atrito entre as faces e assim reduzir o deslocamento do veículo até a frenagem total.

2. Absorver e dissipar rapidamente o calor provocado pelos atritos da frenagem resistindo a
desgastes precoces ou deformações.

– Quando trocar

1. Ao apresentar excesso de desgaste por tempo de uso, espessura abaixo do recomendado
pela montadora.

2. Ao apresentar excesso de desgaste ou face danificada por mau uso, atrito de ferro com
ferro. Ocorre quando acaba vida útil da pastilha de freio e o cliente continua a usar o
veículo.

3. Ao apresentar Trepidações no pedal de freio provocado pela deformação do disco.

4. Ao apresentar trincas na face de apoio das pastilhas.

Obs: Os defeitos acima citados provocam:

A. Super aquecimento nos discos e no sistema de freio na região das pinças, pastilhas e cavaletes por estarem com desgaste excessivo, (finos).

B. Desgastes irregulares no próprio disco e nas pastilhas de freio devido ao aquecimento
excessivo.

C. Insuficiência de frenagem, podendo até ocorrer perda total dos freios momentaneamente pelo excesso de calor, (o fluido de freio passa do estado liquido para gasoso) perdendo sua capacidade de compressão sobre o sistema.
Atenção!!! Não é recomendado montar pastilhas novas em discos desgastados, pois não haverá assentamento perfeito entre as faces, (disco x pastilhas).Caso os discos estejam semi-novos, recomendamos a usinagem, (retífica) nas faces dos discos e a sangria completa com a troca do fluido em todo o sistema, garantindo total eficiência de frenagem ao veículo.

“Lembre-se, manutenção preventiva proporciona segurança e economia”

Nem sempre é necessário efetuar a troca dos discos, dependendo da situação os mesmos podem ser retificados em uma máquina especial para recondicioná-los, tornando-os adequados para o uso.

Se você precisa de uma revisão para verificar qual a situação de seus discos de freio, a Global está pronta para lhe atender.

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