Balanceamento

Balanceamento de Rodas

O que é balanceamento?
Balanceamento é proceder a distribuição correta de peso em toda a circunferência do conjunto (pneu/roda) em relação ao centro, (ponto de apoio).

Por que fazer o balanceamento?
Com os pneus corretamente balanceados, garantimos três condições indispensáveis ao veículo, a saber:

Economia; Conforto; Segurança.

1. Economia: Por estar desbalanceamento um conjunto roda/pneu provoca desgastes irregulares em pontos isolados na banda de rodagem do pneu reduzindo sua durabilidade, (vida útil), esse desgaste causa deformação (deslocamento/torturas) não aceitos como defeitos de fabricação em analise de garantia.

Obs.: Análises (testes) feitas em laboratórios especializados comprovam:

“Que um desbalanceamento (massa), de 50 grs. em um ponto na banda de rodagem de um pneu aro 13”, a uma velocidade de 80 a 100 Km/h, (mais ou menos 1.800 RPM), gera um esforço variável entre 17 a 30 Kg?Este esforço deforma os pneus e sobrecarrega os componentes da suspensão, pivôs, terminais de direção, rolamentos, amortecedores e molas, reduzindo sua vida útil, (durabilidade), em até 25%?

2. Conforto: O desbalanceamento em um conjunto roda/pneu provoca trepidações no veiculo quando em movimento. Essa trepidação é transmitida dos pneus para a caixa de direção e para o volante provocando uma vibração constante, (desconforto ao dirigir), além de prejudicar o funcionamento do veículo.

Pesquisas realizadas afirmam que essa vibração constante no sistema de direção em longos períodos, (viagens longas), provoca sonolência ao condutor aumentando os riscos de acidentes.

3. Segurança: Um conjunto roda/pneu desbalanceado quando em alta velocidade, perde sua aderência com o solo, (pista).O excesso de peso em um ponto da circunferência provoca um movimento de saltos do pneu, quando o ponto mais pesado se projeta para cima, tende a levantar o pneu do solo, e quando arremessado para baixo, contra o solo causa forte impacto. No momento da freada se o ponto mais pesado estiver na parte superior, essa roda estará com pressão menor sobre o solo em até 30 kgs em relação as outras e certamente irá travar antes das demais descontrolando o arraste do veículo provocando sérios riscos de acidentes.

Portanto: Fazer o balanceamento em Curitiba das rodas e a geometria de seu carro a cada 7.000 km é garantir,

ECONOMIA; CONFORTO e SEGURANÇA.

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